gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Montanhas

  

Machu Pichu - Peru





Geografia Ambiental : Montanhas








__________________________________________________________________________________


Para entender o quanto a percepção humana de tempo é pequena, basta observar o ciclo das montanhas. A sua formação antecede a existência do ser humano na terra e quando não há interferência do homem levam milhões de anos para se tornar uma planície.

Esse é um processo que acontece naturalmente, que ao longo dos anos modificam a paisagem e o ecossistema em volta. Mas ao contrário da interferência do homem, que o faz para ocupar, na natureza ocorre como uma forma de se renovar. Essas transformações acontecem com o homem inserido e apesar dele. E como as populações não são mais nômades, acabam por ser atingidas por essas transformações.


Montanhas jovens



As montanhas se formam pela pressão do magma que empurra as placas para a superfície durante milhares de anos. Todas as grandes cadeias montanhosas existentes , altas e com picos elevados são chamadas de Montanhas jovens. E estiveram em formação desde a era paleozóica 
(surgimento dos primeiros anfíbios,primeiras plantas terrestre, primeiros repteis e extinção de alguns animais marinhos).





Chapada diamantina - Brasil







As montanhas velhas e planaltos nada mais são do que o processo de erosão que moldam o relevo, geralmente de formas arredondadas. A sedimentação das rochas pode ser influenciada pelo clima a que estão sujeitas, retardando ou acelerando. Normalmente não passam dos 2.000 metros.

Piemonte - Itália
planície é a fase onde o terreno está completamente sedimentado, normalmente é atravessado por rios e não passam dos 200 metros.


Para entender, leia também:

Mapa mundi - Relevo - Lugares onde pode ser  possível fazer trekking e escalada












.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes