gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Consciência corporal



Um peixe nada no mar , uma cobra se arrasta no chão, um sapo pula, uma ave voa. E do que você é capaz? O seu corpo é provido de cinco movimentos básicos que definem todos os movimentos que você faz. São  Eles: Empurrar / puxar , levantar / abaixar e rodar. Pode testar aí, desde de os dedos dos das mãos e dos pés, braços, pernas, o tronco, até os músculos das costas. Você percebe algum grau de dificuldade em algum desses movimentos? Ou acha que alguns deles estão abaixo do ponto em que você queria atingir? Ao fazer esses movimentos você tem equilíbrio? Você reconhece o seu ponto de equilíbrio quando anda em cima de uma linha reta ou quando forma a posição  em forma do número 4 com a perna, por exemplo. Consciência corporal é tudo aquilo que você conhece, explora ou aprimora, de suas próprias capacidades. 


Você conhece os seus próprios limites? Talvez você tenha estabilidade, mas será que tem força nos seus movimentos? Empurrar ou puxar alguma coisa dificulta em quanto esse trabalho? O impacto de chutar uma bola ou ainda com os braços praticando volley onde a velocidade do objeto transfere um peso de resistência são exemplos de uso da força. Você tem resistência? Quantas repetições você consegue fazer de um mesmo movimento? Quanto é a sua percepção de agilidade de movimento? Você responde bem a reflexos? Por quanto tempo resiste em uma posição de ioga?



A partir daí começa a nossa jornada pela consciência corporal. A primeira coisa que é preciso fazer é conhecer todos os grupos musculares do corpo: braço, costas, ombros, peitoral, abdômen,  glúteos , coxas  e pernas. Lembrando que esse guia te trará o conhecimento básico, para que você entenda todo o processo em que o um profissional da área irá  te instruir. 



A segunda etapa é definir qual o seu objetivo. Há pessoas que querem emagrecer; Há pessoas que querem engordar; Há pessoas que querem definir e ajustar apenas alguma região do corpo em particular;

Há ainda os objetivos não estéticos como:  ter força muscular, ter resistência, ter agilidade, correção de postura, coordenação motora e condicionamento físico, velocidade e flexibilidade. E ao final , o corpo reflete em formas toda a expressão que o corpo é capaz de executar. São por esses objetivos que nós vamos começar a explorar nos episódios seguintes.


Qual o seu objetivo?


Postar um comentário

.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes