gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Bibliotecas universitárias - A estabilidade cultural à partir da idade média

 

Sobborne

Toda e qualquer universidade que se preze, tem uma biblioteca. E muito mais que isso, as bibliotecas públicas adquiram ao longo do tempo, a mesma função. Ou seja, não ser apenas a guardiã dos livros e do conhecimento, dando acesso ao aprendizado e a cultura. A bibliotecas escolares são as primeiras dos quais as crianças tem contato. E até a década de 90, antes da popularização da internet, a principal fonte de pesquisa escolar.

Essa instituição se consolidou como uma fonte de perpetuação do ensino através da função social que as universidades exerceram na idade média, durante a formação do continente europeu, países, territórios, feudos. As bibliotecas podem adquirir várias fontes de doutrina, de acordo com os princípios que queiram adotar. Algumas podem ser mais inclinadas a literatura, outros à ciência ou o direito. Mas é preciso passar pela origem da educação europeia para entender como o aprendizado via escrita, se consolidou como forma de padronização cultural.


A origem da universidade, foi na Grécia, na época chamada de Liceu, onde o propósito era descobrir origem e a verdade das coisas. Era um lugar onde se efetivamente se produzia o conhecimento. E apesar de muitos do que foi escrito ter se perdido no caminho pelos incêndios, o conhecimento era repassado essencialmente de forma verbal, pelos discursos e debates. Na Europa e especialmente na idade média, as universidades adquiriram um outro propósito dentro de um novo contexto.

Vários eventos como a reforma gregoriana e a consolidação política da igreja, transformaram a Europa em feudos divididos entre famílias que o mantinham sobre a sua benção, formando a aristocracia europeia. Grandes detentores de terras, os bispos e a monarquia criando cidades, comércio e estabelecendo leis e domínios. E a educação tem o seu papel fundamental em consolidar uma nova cultura e uma nova classe que estava se formado. Três tipos de escolas foram formados: para a formação dos padres, o ensino fundamentalmente escrito dedicado as elites e o ensino oral popular e vulgar dado aos mais pobres.

O ensino das elites era divididos da seguinte forma: 3 disciplinas inferiores (dialética, gramática e retórica). Eram matérias ligadas ao raciocínio, uma vez que era obrigação do homem entender sobre as leis e o direito. E 4 disciplinas superiores (aritmética, geometria, música e astronomia). Além das artes.


Galeria de laboratório de geologia

Duas figuras foram fundamentais para formar a base de ensino como conhecemos hoje. Aristóteles, filósofo grego de foi o mestre de Alexandre Magno, e que também fundou a base do conservadorismo, como algumas suposições de que a terra era plana, a partir de uma citação no livro 'Do céu' em que compara algumas teorias sobre a esfericidade da terra.

 E Santo Agostinho, um padre que se dedicou a pesquisar e estudar algumas áreas de conhecimento como biologia, que aprendeu com os livros dentro do monastério. Esses sãos os fundamentos do pensamento conservador, como o conhecemos até hoje, do qual passou pelo crivo e censura da igreja.

Enquanto isso, as classes populares tinham de seus mestres e professores, o aprendizado de técnicas de produção artesanal, como por exemplo a solda do aço, a fabricação de escudos, espadas, utensílios, entre outros.


A primeira biblioteca universitária surgiu na Inglaterra, com a criação do primeiro catálogo unificado que continha nomes e obras dos acervos dos mosteiros e dos conventos. Nos séculos XII e XV era caro reproduzir livros para estudar e o empréstimo simplificava o processo. Já a universidade de Paris, Sourbone, recebeu doações de uma biblioteca particular de um nobre instruído chamado sr. Sourbon.

A Universidade de Sourbone existe até hoje e é a segunda universidade mais antiga da Europa. Está localizado na Rue des Écoles, 75005 Paris, França,  e tem 1200 anos, desde o período feudal. A faculdade contem 3 cursos: medicina; letras; e ciência e engenharia. A biblioteca em si, é direcionada a estudantes dos cursos de graduação e mestrado,mas todo o espaço é aberto a visitas.

Basta fazer a inscrição através do email: visites.sorbonne@ac-paris.fr , com o nome das pessoas e a data. A visita guiada é paga, entre £7 e £15 euros para grupos entre 10 e 30 pessoas. Em 1h 30 min , exclusivamente em francês (mas que pode haver um tradutor para outros idiomas) é contada a história e importância desse local.

Biblioteca de Sobborne

Mais informações : http://www.sorbonne.fr/la-sorbonne/visiter-la-sorbonne/visite-sorbonne-palais-academique/


Também é possível fazer cursos para quem gostaria de passar mais tempo nessa cidade. Informações : http://www.sorbonne.fr/la-sorbonne/visiter-la-sorbonne/visite-sorbonne-palais-academique/


É possível fazer um tour na biblioteca aqui: http://www.bis-sorbonne.fr/biu/visite/virtualtour.html?lang=fr


Postar um comentário

.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes