gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A biblioteca do Vaticano - O lugar para desvendar todos os mistérios da humanidade







Para conhecer nosso próximo destino rumo a biblioteca, é preciso acompanhar o desenvolvimento  da estrutura eclesiástica que se formal em torno do papel dado ao conhecimento e a religião.

Desde o início das civilizações até a idade média, a posse de terras, sempre esteve relacionado com força e poder. A capacidade de conquistar territórios e construir impérios, juntar ouro e riquezas foi o que construiu a classe aristocrática. Em sociedade politeístas ( onde havia a adoração de vários deuses), os lideres e reis eram vistos como entidades divinas que representavam ou que em si eram tidos como deuses. Essa relação de autoridade divina, tornou esses líderes como figuras que batizada por uma espécie de força superior predestinada , estava acima de todos os homens e por isso não só respeitadas, como adoradas. Nascia da religião, uma fonte de domínios e todos quereriam ser abençoado pelos deuses. Foi assim  no Egito. Foi assim com Alexandre Magno, O grande.

A investigação desses deuses vinham do mito, do conhecimento e da experiência. E quem podia ter acesso ao desconhecido, teria o poder sobre quem tem poder e teria tudo. Assim se formou e cresceu o clérigo. Que ao contrário do que aconteceu com Magno, que via na cultura como uma grande porta de entrada para conquistar outros povos, essa classe social se organizou para  obter o monopólio da crença.

Até ter se transformado em religião oficial do império de Roma por Teodonísio no ano 379 (sec IV), a crença religiosa de uma única divindade pela formação da igreja católica apostólica romana, teve um longo caminho a percorrer. Inicialmente no ano 1( que é denominado assim para marcar a data de     nascimento de Jesus, o Cristo), a comunidade de seguidores de Jesus, sofreu perseguição pela lei judaica, o que os forçou a separar a crença do judaísmo e fugindo de Jerusalém, se 

Teluriano

estabeleceram primeiro em Antioquia na Síria, no oriente. Lá ,na Síria surgiu um dos primeiros autores cristãos a produzir uma obra literária. É atribuído a Telúriano a organização da teologia da igreja antiga. Filho de um centurião do comando romano que morava na província romana da Fenísia (cidade do Libano), o conjunto de obra que sobreviveu ao tempo foram os escritos apologéticos, escritos polémicos e escritos preliminares. Ele viveu no século 2, no meio de grandes incursões contra, a na época seita cristã, partindo de imperadores, portanto por motivos socio-político nos seguintes períodos:












  1.  Ano 64, sec  I por Nero
  2. Ano 81 à 96, sec I pelo Imperador Domiciano
  3. Ano 98 até 117, sec I e II pelo imperador Trajano
  4. Ano 193 até 211 sec II e III pelo imperador Sétimo Severo
  5. Ano 250 sec III pelo imperador Décio
  6. Ano 253 até 260 sec III pelo imperador Valério
  7. Ano 303 e 304 sec IV pelo imperador Diocleciano



Se os últimos apóstolos que andaram com Jesus, foram mortos na época de Nero, cujo a hipótese de ele incendiou a própria cidade vilanizando os cristãos para barrar e reconstruir a sua maneira, ao mesmo tempo no século I e II surgiram os padres apologista. Formada por uma geração que sucedeu os apóstolos ,foram mestres, professores e teólogos, que, assim como Teluriano, faziam a defesa da fé, através do dirscuso da apologética. Essa palavra é uma derivação do deus grego APOLO, considerado o deus solar que reflete a iluminação sobre as coisas e foi atribuída ao cristianismo, alegando a superioridade em relação as outras religiões. Os escritos produzidos por eles, deram embasamento para a junção da bíblia (que é o conjunto de vários livros e cartas), embora nenhum deles fossem incluídos.


A partir do momento em que a se tornou religião oficial do estado, no séc IV ,a igreja foi organizada em 5 patriarcados: Jerusalém, Antioquia, Alexandria, Constantinopla e Roma. A que se notar que Constantinopla fazia parte do império bizantino que nasceu o arianismo ,ou heresia de Ário, se contrapõe ao entendimento teológico da trindade de Cristo(que a divindade pela junção do deus pai, do filho e do espírito santo), portanto não tinha a mesma origem e não poderia ser visto com um Deus. Por isso surgiram o concílio de Nicéia ano 325 dc convocado e dirigido por Constantino, uma vez que teria supostamente se convertido ao cristianismo e o concílio de Constantinopla 381, formados por padres, que trataram de unificar o deus, a religião, a fé, o poder e o conhecimento, organizando a sua estrutura e domínio. 


Vila dos Papyros - Nápole

As bibliotecas em Roma, começaram como casa de sabedoria e eram dividas em particulares e públicas. A primeira tinha seu acervo proveniente de saques de guerra pertencentes a personalidade famosas ou aristocracia romana. Uma delas é a famosa vila dos papiros em Nápole ( Itália), onde foi descoberto mais de 1700 papiros carbonizados.

E as bibliotecas públicas, com pelo menos 28 bibliotecas espelhadas, eram grandes salões que que guardavam documentos públicos e até faziam empréstimos.

Como prolongamento das bibliotecas da antiguidade, surgiram as bibliotecas medievais na idade média. Mosteiros e conventos definiram-se como bibliotecas e o trabalho de copistas eram distribuídos aos monges operando réplicas de livros religiosos e da antiguidade.

A biblioteca do Vaticano

Foi fundada em 1450, contendo acervos proveniente dos patriarcas e começou com por volta de 2.000 inscritos de cunho religioso ou herético. Hoje ocupa 84km de prateleiras, contendo 35.000 volumes no catálogo. Sem contar com inúmeros manuscritos, objetos artísticos, direito, ciência, teologia, documentos da reforma, contra reforma, inquisição, os polémicos livros apócrifos e a ala fechada com os arquivos secretos do vaticano, que foi retirado da biblioteca e proibido a pessoas não autorizadas.

Considerando que o Vaticano é um país, a biblioteca é considerada uma município, por isso tem governador, prefeito e arquivistas como funcionário público. O acesso só é permito a pessoas que forneçam previamente o motivo para consulta, tento acesso a de arquivos científicos, no local. Essa reserva é feita por email ou por telefone. Mas desde 2014 existe m projeto que disponibiliza alguns arquivos e manuscritos digitalizados pelo site.




Está localizada no prédio em anexo do museu 

Rua : Cortile Belvedere, Vaticano

Versão em Italiano : https://www.vaticanlibrary.va/

Versão em inglês: https://opac.vatlib.it/

 

Pelo site, o contato para reserva, para opção biblioteca apostolica vaticana: https://www.vaticanlibrary.va/it/studio-e-consultazione/contattaci.html?pers=Ammissione

Telefone: +39/06698.79403

Horário de funcionamento

Segunda a sexta- das 8hs45min às 12hs

Sábado e domingo - das 15hs às 16hs


Talvez seja um ótimo lugar para conjecturar como fez o Tom Hanks no filme Anjos e demônios











Mapa do prédio





2

Postar um comentário

.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes