gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Fronteira












Todos os países têm uma legislação, de acordo com as suas necessidades, para atender a demanda de turistas e imigrantes que almejam entrar no país. Na entrevista para obter o visto, é preciso deixar claro para quê aquela viagem se destina. Assim como o período de estadia, valores para ser aplicado no período e os lugares onde permanecerão, para que o estado possa avaliar se o turista tem intenções de morar clandestinamente após a entrada. Já para obter o Greencard, é preciso provar entre outras coisas, estar empregado, o que por si mesmo exige uma escolaridade e especialização. Além destes, visto de estudante para high school e college e de trabalho com contrato temporário para exportar conhecimento. Todas essas possibilidades se encaixam em um tipo de viagem que foi planejada.


É preciso avaliar a entrada de um estrangeiro no país e os impactos que eles podem causar na sociedade. Além disso, a legislação é variável de país para país com as finalidades de povoar, rejuvelhecer os cidadãos economicamente ativos e fomentar a economia do turismo. E quais são os problemas causados por uma migração desordenada? Os cinturões de pobreza; o comércio ilegal de drogas, armas, de pessoas; desemprego e a própria relação do cidadão com aquele que é excluído da sociedade através do preconceito e da exploração.


Já sabemos que o desemprego e a má distribuição de renda são fatores econômicos que alimentam as
tentativas de mudança e que a partir daí o foco se torna partir para o destino que ofereça melhor oportunidade. O problema é que nem sempre esse contingente de pessoas que decide migrar está preparada para exercer uma atividade em outro país e como não espaço para que elas se desenvolvam, a mão-de-obra imigrante se volta para cargos que exigem pouca capacitação principalmente por não está integrada ou reconhecida como cidadão.


Todo esse processo aconteceu com o México, que após a rápida industrialização no período de 1950 e a economia entrou em colapso a partir de 1973 com a queda do preço do petróleo. Nesse momento, seguir em direção aos EUA se tornou oportuno pela proximidade da fronteira, o apelo americano de liberdade do american way of life e também atendendo a uma demanda de trabalho periódico que existia no destino.


As migrações temporárias atendiam uma demanda do setor agrícola. O que provavelmente se intensificou com a crise mexicana. A produção agrícola, tanto para consumo interno quanto para exportação, se destacam como maior produtor mundial em soja,laranja e milho além da pecuária extensiva nas regiões mais áridas. O que se traduz pela existência de milhões de hectares cultiváveis. Existem zonas agrícolas que se destacam em apenas um produto, as chamadas belts. A característica principal é ser um setor bastante mecanizado, mas que administra bastante fertilizante e produtos químicos para eliminar pragas e também não excluem a necessidade de mão-de-obra. E por isso as plantações ao Sul do EUA já utilizaram intensamente trabalhadores mexicanos que cruzaram ilegalmente a fronteira. Eles são chamados de chicano ou braceiros, que em busca de um ganho em dollar se submetem a condição de subemprego tendo em vista o ganho em uma moeda mais valorizada, em relação ao peso mexicano, como maior valor de compra e a possibilidade de levar o sustento para a família que ficou no México. Essa prática de depositar parte do dinheiro do salário, para a família no país de origem, é muito comum, embora seja uma mão-de-obra mais barata e desprotegida pela lei trabalhista. Cerca de dois milhões de braceiros já trabalharam ilegalmente e mais de dez milhões passaram a morar clandestinamente na região sul do EUA.

Os métodos ilegais de atravessar a fronteira facilitam a exploração do trabalho tanto para o lícito quanto para o ilícito. Isso porque a travessia também é feita por facilitadores, coyotes que se aproveitando da situação, fazem da travessia um negócio com lucros altos, onde os imigrantes ilegais são enganados, expostos à situações de risco, muitas vezes transportando drogas ou com promessas irreais de emprego e moradia, assim como diz a letra da música.



Leva Leva Leva Leva Leva la Blim Blim Leva la Blim Blim

Me pediram pra atravessar
Pra atravessar, a fronteira
Mas atravessar, era passar
Com um caminhão, 1 tonelada de besteira

Do que você pudesse imaginar, e o que você pudesse imaginar
Eles pagavam o quanto fosse, só pra você atravessar, atravessar
Você não consegue imaginar, você não consegue imaginar
Eles pagavam o quanto fosse, era só pegar ou largar, pegar ou largar

Me pediram pra atravessar de babaca, eu fui
Atravessar, aquela fronteira
Mas atravessar na ingenuidade, era passar com caminhão 1 tonelada de besteira

Você não consegue imaginar, você não consegue imaginar
Eles pagavam o quanto fosse, só pra você atravessar, atravessar

Só que você não se toca na hora
E é tentado pela a grana arriscar
Miséria e oportunidade sua liberdade
Abriu mão de tudo, o que Deus te deu pra aproveitar
Pois não existe nada melhor nesse mundo do que estar livre
É a frase de um amigo meu que pegou 11 anos por causa de um deslize

Não existe nada melhor nesse mundo que estar livre
Não existe nada melhor nesse mundo que estar livre
Estar livre, estar livre, estar livre, estar livre

Você não consegue imaginar, você não consegue imaginar
Se tocasse antes de entrar em cana, pagou de bacana, e veio a se arrasar

Link: http://www.vagalume.com.br/o-rappa/fronteira-d-u-c-a.html#ixzz3SL8MSuOX

.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes