gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

O que de fato abrange o turismo ?










As agências de viagens vão acabar? A tecnologia ajuda a diminuir a dependência do turismo de intermediários? Quais serviços turísticos vão durar de forma a obter alguma credibilidade profissional?  São questões entre leigos e profissionais que sempre estão presentes quando se trata de turismo. Cada dia mais e com a ajuda da tecnologia, as viagens são feitas de forma mais autônomas, o que aparentemente deixa alguns serviços de lado.


O turismólogo, assim como o administrador e o profissional de marketing são profissões novas que surgiram após a revolução industrial.  Da mesma forma que existe a teoria geral da administração, existe também a teoria geral do turismo.

Erroneamente chamada de indústria do turismo, porque não produz insumos, ela possui pilares que vão além da hospedagem, deslocamento e compra de bilhetes, como também estão inclusos a infraestrutura local e a superestrutura.

A infraestrutura abrange tudo aquilo que é necessário para suprir a população local, os serviços básicos, de esgotamento sanitário, energia elétrica passando pela manutenção das estradas entre outros. A superestrutura são os serviços e a estrutura especificamente com funções para o turismo e para receber visitantes. A construção de um parque, instalação de rede hoteleira, a estrutura de um evento, sinalização, etc.

Nesse momento o turismo se mistura com outras funções complementares quando estão voltadas para atender a um público consumidor com um perfil de turista ou indiretamente atende as empresas que atuam no turismo.

Por exemplo, todo sistema de reserva que no princípio eram escritos em formulários impressos, hoje é unificado através de um sistema de gds (global distribution system) que gerência todo o sistema de reserva principalmente de voos e hospedagem. Apenas duas empresas fazem isso o Amadeus e o Sabre. Eles distribuem as informações de reservas a todos os associados; agências, operadoras e intermediadores, inclusive nas reservas online. A tecnologia voltada para o serviço de turismo ainda precisa ser melhorada em vários aspectos o que pode ser considerada uma oportunidade. E assim o turismo se torna um complemento para outras áreas de atuação.

Outro exemplo é a construção de Resort, hotéis, pousadas ou de uma cidade inteira como aconteceu em Las Vegas que foi construída para o turismo. A engenharia e a construção de civil a serviço da hotelaria com o desafio de resolver toda a logística que esse tipo de construção exige, além de atender uma demanda que seja economicamente viável.


A nova série do Portal vai abordar assuntos acadêmicos, para ampliar a discussão sobre o que de fato é turismo.

Postar um comentário

.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes