gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Como a arte pode influenciar a forma de ver o mundo





 Os vingadores é o exemplo de filme que pode ter sido 'inspirado' em uma forma do passado de explicar o mundo.














__________________________________________________________________________________


Ultimamente há alguns temas específicos que tem interessado adolescentes, jovens e adultos. Histórias como a de Harry Potter, os heróis da Marvel entre outros assuntos ligados ao RPG, tem entretido as pessoas em suas mais variadas formas como livros, cinema, seriados e vídeo-games. Entre a tribo nerd existem vários eventos de cosplay (quando um grupo de pessoas se reunem vestidos do seu personagem preferido), por exemplo.


Essas histórias que rondam o nosso século e estão sempre se reinventando ao longo do tempo, trazem uma interpretação bem contemporânea do que é a vida. Nela estão embutidas várias referências do passado com os valores presentes, independente da moral exibida. A fantasia é uma ótima forma de disseminar uma idéia ou projetar um pensamento já existente na sociedade. Os heróis americanos, por exemplo, conjecturando é possível dizer que se reportam aos deuses e semi-deuses gregos. Eles tinham a forma humana e poderes sobrenaturais, algumas vezes nasciam do casamento entre deuses e humanos e desenvolviam habilidades que potencializavam as características naturais. A diferença portanto, está na finalidade. Enquanto os deuses gregos explicavam a origem das coisas e dos comportamentos, os heróis americanos são grandes estimuladores do patriotismo, da liderança e hegemonia.


Temos à disposição uma gama de tecnologia que nos permite entender, interagir, divertir e assimilar um conto. Mas televisão, fotografia e cinema são relativamente novas. Até então uma história era apresentada ao público de outras formas. Teatro, dança, esculturas, pinturas e até na própria arquitetura.


A arte não tem fronteiras. Ultrapassa a barreira da língua quando se manifesta. A própria expressão corporal mostrada por si só já é um discurso. Não é fácil reconhecer quando uma pessoa está feliz, triste ou zangado em qualquer lugar do mundo?

Esse é o caminho para começar a entender a arte.

Para entender,leia também

Tribo Nerd





.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes