gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Tribo Nerd



Não faz muito tempo que ser nerd era sinônimo de gente boba e estranha. A falta de capacidade de lidar com as pessoas era motivo piada. Filmes como a - vingança nerd - da década de 80 retrata com humor essa imagem. Mas não é bem assim. Aqueles nerds do passado deram início a atual revolução tecnológica. Hoje os nerds são responsáveis inclusive pelas transformações das relações sociais.

__________________________________________________________________________________


Tudo começou na década de 50 quando a expressão ‘nerd’ teve notoriedade no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Esse instituto é na verdade uma universidade e um centro de pesquisa em ciência e tecnologia que se tornou referência, junto com seus métodos particulares de ensino. Knurd, drunk (bêbado) escrito ao contrário,era o nome dado aos que mais se dedicavam aos estudos e eram mais antisociais.

Existe também outra hipótese de que nerd significa Northern Electric Research and Development. Em referência a empresa de comunicação e tecnologia do Canadá,a NOTEL , onde o processo de seleção,muito rigoroso,obrigava os candidatos a ficarem horas estudando e resolvendo problemas.

Qualquer que seja a real origem, o fato é que aconteceu em um período histórico de entre guerras. De um lado a 2º guerra mundial (1939-1945) e do outro a guerra fria (1949-1991). Ou seja, o investimento em tecnologia de guerra e comunicação foi maciço nessa época. Então faz sentido esses estudiosos estranhos surgirem nessa época.  Segundo Lia Portocarrero Amancio é possível reconhecer um nerd pelas seguintes características:

"...é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar."

Com o tempo surgiram alguns dos subgrupos, são eles:


        Geeks: cujo interesse volta-se especialmente para a tecnologia, ciência e informática;
        Gamers: os jogadores compulsivos de vídeo games;
        Cards Gamers: os jogadores compulsivos de Cards Games (Yu-Gi-Oh, Magic, Pokémon);
        Board Gamers: os jogadores compulsivos de Jogos de tabuleiro (WAR, Xadrez, Stratego);
        RPGistas: os jogadores de Role playing games (RPG), normalmente sobre temas medievais;
        Fanbase ou Fandom: um grupo de fã de uma obra, ou conjunto de obras específicas como Lord of the Rings Fans, do universo de O Senhor dos Anéis;
        Fanboy ou Fan fiction: ficção criada por fãs baseada em um enredo oficial de anime, mangá ou outros
        Otaku: fãs de Animes/mangás, de desenhos Japoneses e Cosplay, de tema e interesse pela cultura e japonesa.



Seriado Big bang teority

Hoje algumas referências e nomes conhecidos dos nerds são:
Bill Gates (criador da Microsoft), Chad Hurley e Steve Chen (criadores do youtube), Larry Page e Sergei Brin (criadores do Google), Reid Hoffmann (criador do Linkedln), Linus Torvalds (criador do Linux), Mark Zuckerberg (criador do Facebook), Steve Jobs (foi criador da Apple) , Douglas Adams (foi escritor da série de livros - Os mochileiros das galáxias).




.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes