gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O mundo após guerra-fria






Na guerra não há heróis. Nem luta do bem contra o mal.O que existe são disputas de interesses por poder.Parte final dos principais acontecimentos da história contemporânea.



_____________________________________________________________________________________


Crise na União soviética: Em 1985, após Mikhail Gorbatchev assumir o governo soviético e a decisão de implantar reformas econômicas e sócias, recebeu forte resistência devido a oposição partidária. Isso cuminou em um golpe e na divisão das 15 repúblicas das quais compunham a união soviética e a independência da Rússia.

Queda do muro de Berlim: A reunificação da Alemanha em novembro de 1989 marca o fim da confrontação política entre EUA e União soviética

Queda das ditaduras na América latina: São exemplos de algumas ditaduras latino-americanas Alfredo Stroessner (Paraguai), os golpes militares na Argentina (1976), Chile (1973), Uruguai (1973) e Brasil (1964).

Guerras regionais no Sul da África: 70% da população negra estava submetida a minoria branca devido o regime segregacionista,o Apartheid. Nelson Mandela se torna o símbolo da resistência em meio a intensos confrontos entre a população e o governo. A lei de segregação foi abolida e Nelson Mandela se torna presidente em 1994 na primeira eleição multiracial.

Guerra do Vietnam: Navios americanos teriam sido supostamente atacados no golfo do Tanquin em 1964 e isso foi usado como justificativa para uma guerra contra o comunismo no Vietnam. Uma vez lá, a resistência vietnamita surpreendeu a força bélica America, que foi obrigada a retirar .A mídia em evidência atualizando os fatos em tempo real fez a população americana pressionar o governo para o fim da guerra.

Neoliberalismo: Formação dos Megablocos econômicos União Européia, Nafta e o Bloco Oriental como os tigres asiáticos.

11 de setembro: Em 11 de setembro de 2001 as duas torres gêmeas em Manhattan - Nova York (EUA) foram alvo de colisão de dois aviões comerciais atribuídos a ataques terroristas do grupo Al Quaeda comandado por Bin Landen.

Guerra do Iraque: O então presidente americano começou uma caçada contra o terrorismo, invadindo o Iraque em busca de Bin Landen. A captura e morte ocorreu no governo posterior, do presidente Barack Obama.






.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes