gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

terça-feira, 10 de abril de 2012

Ilhas





A formação geológica de uma ilha influência diretamente na sua biodiversidade e conseqüentemente na dinâmica da vida que o turista pode presenciar. Confira aqui como se formam as ilhas:



_____________________________________________________________________________________
Existem cinco acontecimentos naturais que influenciam no surgimento das ilhas: os corais ou atóis, sedimentação ou erosão, cordilheiras submersas, placas tectônicas e vulcões submarinos. Logo as ilhas podem assumir as seguintes características:


Ilhas vulcânicas: Acontece através do acúmulo de larvas devido a erupções vulcânicas no fundo do mar ao longo de milhares de anos ao ponto de alcançar a superfície. A ilha adquire um formato de arco insular (próximo a um triângulo) sendo possível que o vulcão esteja ainda ativo,ou não. O magma também pode ser o formador de uma ilha de forma menos vulcânica. Através de brechas entre as placas tectônicas, o magma escapa e se acumula até chegar à superfície.

Perto das ilhas Salomão,no oceano pacífico,ao leste de Papua Nova Guiné  e próximo da Austrália existe um dos vulções submarinos mais ativos do mundo. Dentro de milhões de anos se tornará uma ilha.


















Ilhas continentais: Localizam-se próximas de um país e aparecem através uma erosão e/ou sedimentação de uma área de forma superficial. Ela continua ligada geologicamente ao continente, estando em uma mesma placa tectônica, de forma mais submersa.




Ilhas Thaiti
Ilhas de corais: Ela acontece de um processo que independe da ligação com o continente. Isso porque é a formação de corais e recifes que originam os atóis. Costumam ter um formato circular com uma espécie de lago no centro. Os corais acabam morrendo e sedimentando com o tempo. Os atóis também se formam em  volta de ilhas vulcânicas submersas, portanto assumindo ambas características  na formação do território.
Ilhas Maldivas


As ilhas estão divididas em marítimas (localizadas em mar aberto e sem ligação com o continente), fluviais (através da sedimentação surge nos rios), lacustres (também pela sedimentação aparece em um lago ou lagoa) e arquipélagos (um conjunto de ilhas formadas por uma cadeia de cordilheiras submersa). As larvas vulcânicas produzem a terra roxa que é muito fértil e rica, capaz de desenvolver fauna e flora no local. As ilhas de corais acompanham uma vida muito intensa em torno de si, já que os corais acumulam alimentos. E por se desenvolver em águas quentes, abriga o processo de reprodução de várias espécies.

Cordilheiras submersas - América central







.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes