gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As guerras que marcaram a história contemporânea







Confira a seqüência de acontecimentos que nos trouxe ao ponto onde estamos. É o primeiro passo para entender a atual revolução tecnológica.










__________________________________________________________________________________

Unificação da Itália: Em 1850 a Itália ainda era dividida politicamente em pequenos estados soberanos (Reino das duas Silícia, Estados pontifícios, ducados de Toscana,Parma e Mórdena , Reino do Piemonte-Sardenha) e parcialmente ocupada pela Áustria(Veneza-Lombardia).Em 1860 após um plebiscito  a Itália foi unificada.

Unificação da Alemanha: O conjunto de 38 estados liderados pela Prússia formava a confederação germânica. Sua unificação aconteceu em 1871 após a guerra franco-prussiana.

Hegemonia americana: Após a guerra da secessão entre o norte (burguês-capitalista) e o sul (burguês-escravocrata)a expansão territorial e a reconstrução do país o transformou em primeira potência mundial.A política foi marcada por intervencionismo na America e no isolamento em relação a Europa.

Imperialismo do sec XIX: O imperialismo colonial da África e da Ásia com aproximadamente 90% e 57% do território ocupado, respectivamente. A dominação foi marcada por várias revoltas em resposta a colonização.

Depressão de 1930: Uma das maiores crises da história capitalista. Suas causas foram a superprodução agrícola, diminuição do consumo, alta oferta de títulos na bolsa de valores americana a preços baixos.


Revolução Russa: É o marco para o primeiro estado socialista da história, desmantelando o regime capitalista e a burguesia através de uma revolução à princípio de cunho proletário.

Primeira Guerra mundial: A disputa pelo o expansionismo nos países africanos e asiáticos gerou a primeira guerra mundial.

Fascismo: Um regime que pretendia limitar as liberdades individuais para sustentar o capitalismo na crise, de forma autoritária. O modelo se expandiu por toda a Europa com o destaque para a ascensão do nazismo na Europa.


Segunda guerra mundial: A invasão da Polônia pela Alemanha nazista desencadeou a segunda guerra. Alemanha, Itália e Japão versus Grã-Bretanha, Estados Unidos e União soviética provocou a morte de 45 milhões de pessoas e 3 milhões de desaparecidos.Terminou com a rendição do Japão por tratado em 1945.

Guerra fria: O antagonismo liderado pelos blocos formados por EUA e União soviética, em um conflito pós-guerra perante a eminência de um novo confronto. 


Berlim





.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes