gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Esse nosso mundo contemporâneo


Tudo o que pensamos hoje tem origem no sec. XIX. Quer saber por que?Acompanhe o resumo da história contemporânea, não vai levar mais do que 5 minutos.





__________________________________________________________________________________


Idade Contemporânea foi marcada por mudanças no regime, guerras, crises e grandes descobertas científicas, filosóficas e médicas. Tudo isso em um ambiente cada vez mais urbano voltado para o industrial e a economia de mercado. Esse período começa a partir do sec. XIX. Segue abaixo a primeira parte de um pequeno resumo com os principais acontecimentos da história contemporânea:

Revolução francesa: A fim de eliminar os entraves feudais que freavam a expansão do comércio e da indústria, essa revolução abriu caminhos para o sistema capitalista. Contudo teve um caráter extremamente burguês mantendo algumas regras do regime anterior,apesar de eliminar o absolutismo.Mesmo com as várias lutas de classe internas para assumir o poder, a alta burguesia prevaleceu com a ajuda de Napoleão, criando um governo  baseado no que  favoreciam esses burgueses.

Revolução industrial: O modelo manufaturado de produção artesanal e manual é substituído pela a invenção da máquina a vapor que industrializa o processo. Surge uma nova dinâmica social com a existência de classes de empresários e proletários. Há também o surgimento de sindicatos e movimentos operários. Num segundo momento, a expansão desse modelo pela Europa e a energia elétrica e a movida pelo petróleo se caracterizou com segunda revolução industrial.

Trecho do filme -Tempos modernos

Economia liberal: Foram as teorias criadas para justificar o capitalismo industrial. As principais delas são o direito a propriedade privada,a liberdade de comércio e produção(laissez-faire), liberdade de contrato,livre concorrência, entre outros.

Socialismo: Pregava a reforma da sociedade da época propondo projetos para uma sociedade futura. Karl Max e Engels foram os precursores do socialismo científico que analisaram a base econômica  e social da época, propondo mudanças para uma sociedade justa e igualitária.

Revolta de 1848: Por toda a Europa a burguesia se consolidou no poder, mas o proletariado ganhou forma e com força política organizada. Fatores econômicos , políticos , ideológicos e sociais impulsionaram a crise, tendo como pano de fundo uma queda de produção do setor agrícola (pragas). Em uma reação em cadeira, houve crise, desemprego e falências. A reivindicação era por mais democracia muitas vezes influenciado pelo sentimento nacionalista.








.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes