gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Origens - Para entender a arte













O significado da palavra comunicação no dicionário é: o ato, o efeito ou meio de se comunicar. Para que se ocorra uma comunicação é preciso haver um orador, um discurso ou mensagem e um ouvinte. Mas quando se trata dessa relação, nós logo associamos a uma pessoa que fala,uma mensagem falada ou escrita e um ouvinte e esquece que tudo a nossa volta comunica, seja pela arte,pela cultura,pela imagem e etc. Até a disposição das cadeiras de uma sala revela uma ideologia e um discurso. Nesse caso o orador é a instituição, o meio de comunicação é a disposição das cadeiras e os ouvintes são os alunos e professores.


Mas como isso se aplica ao patrimônio?

A arquitetura, a arte e expressões culturais revelam muito sobre a história de um lugar. A própria expressão da palavra se modifica ao longo do tempo de acordo com os valores da sociedade. Carpe Diem era uma expressão que revelava desprezo dos gregos pelos romanos. Já no período arcadista passou a ter o sentido de fugir do ambiente urbano e viver de forma mais calma. Hoje, Carpe Diem é associado à viver intensamente e de forma radical,como o mostrado na publicidade.


O que acontece hoje é que as pessoas entram no museu com a idéia de que tem que gostar da obra porque é Cult. E quem não gosta do que é Cult, não é inteligente. Ou tiram foto em frente a um monumento simplesmente porque é turístico e se não tirar foto naquele lugar é como se não tivesse ido. Não é difícil descodificar as ‘mensagens’, mas existem certo patrimônios e obras que precisam de um conhecimento específico para serem entendidas.Por exemplo: um museu arqueológico que não aparentar ter algo interessante a acrescentar, para um arqueólogo ou antropólogo tem um valor imenso.Isso porque, por uma peça é possível desvendar os hábitos de uma sociedade inteira em um determinado período. Para captar a mensagem de um patrimônio ou de uma obra artística é preciso saber identificar suas características e entender o que elas significam e poder decodificar as entrelinhas. Para isso é necessário uma base de conhecimento do qual iremos explorar aqui no portal.

 Essas viagens nos tornam mais criativos, inteligentes e mais perspicazes





.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes