gtag('set', {'user_id': 'UA-182970361-1'});
Não Perca!

domingo, 23 de agosto de 2020

Leitores de primeira viagem começam por onde?

 

A leitura tem um papel importante em nossas vidas. Quando crianças, somos alfabetizados para aprender a reconhecer as letras e formar palavras. Mas a compreensão especialmente de textos mais complexos, leva um tempo. Quando uma pessoa lê um texto simples e não consegue entender o significado, é chamado de analfabeto funcional. E por que isso importa? As palavras têm seu significado intrínseco. Uma roda é uma roda, uma mesa é uma mesa. E quanto ao mundo? Podemos classificá-los como preto e branco? Não. Os artifícios da linguagem tem suas nuances para servir a uma função social. Quem ia gostar de encarar uma guerra gratuita porque uma pessoa não gostou da opinião? E quando se trata de uma sociedade os riscos se amplificam. São disputas políticas, questões econômicas, status que impedem que certos tipos de conhecimento fluam sem barreiras.



O leitor funcional é aquele que tem o conhecimento linguístico para compreender o sentido das palavras dentro de um contexto adverso. Para isso, além do domínio da linguagem, é preciso ter um portifólio de conhecimento que permite as pessoas, interpretar a intenção do escritor. Reconhecer os papeis sociais dentro de um contexto para formar uma opinião sobre o assunto.


Assim começa a importância da leitura em nosso cotidiano. E especificamente os livros com histórias que nos causam emoção, que façam reconhecer sentimentos, que falem sobre a conduta humana e suas consequências. Isso enche nosso vocabulário emocional para uma comunicação e identificação mais eficaz. Então se o seu objetivo é ler os livros que são best sellers porque todo mundo lê ou se quer ler muitas páginas para competir com outros leitores, que tal algumas dicas para que possa começar à partir de um ponto de vista distinto?


A primeira dica é escolha um tema que te interessa. 







Para isso basta procurar por gêneros literários. Existe uma variedade desde as mais simples como poesia, até livros grandes e complexos. Quem quer começar por livros curtos ou rápidos, pode apostar em poesia e crônicas, também indicado caso esteja conhecendo a cultura local de um outro lugar.


A segundo dica é a famosa a regra das 20 páginas. 









O conceito é simples. Para saber se um livro irá se adequar ao seu gosto, é possível descobrir seu grau de interesse pelas primeiras 20 páginas. Não se force a ler um livro que você não se sentiu engajado, enquanto poderia aproveitar uma melhor companhia, mesmo que se trate de um livro famoso. Você não é obrigado a gostar.



A terceira dica é aproveitar os lugares para fazer uma busca


As livrarias físicas são espaços preparados para que as pessoas leiam e folhei os livros, inclusive se o cliente estiver disposto a ler as 20 primeiras páginas, então não se acanhe de interagir com o produto, só não pode de rasurar.


Além desses, os sebos são quase um mercado paralelo dos livros, lá você encontra tipos usados antigos ou descartado pela própria editora, sempre tem uma pérola ou outra nesses lugares. Normalmente como são edições mais antigas, costumam ser mais baratos, com um valor bem abaixo do mercado. O site estante virtual agrega tanto pessoas como empresas, inclusive, sebos para venda ou troca de livros usados. Também consta como um suvenir de viagem válido.




E para quem prefere as versões mais modernas afim evitar ficar acumulando papel, os ebooks são o modelo ideal para ipad e kinddle e até para ler no celular. O domínio público, é um site mantido pelo governo do Brasil onde estão alguns livros clássicos a disposição, tanto em português quanto em outros idiomas, então é possível explorar livros de outros países. Para conhecer o acervo, é fácil. Na busca, coloque o tipo (texto) , o gênero ( por exemplo: literatura), escolha o idioma e pressione o botão ‘buscar’. O site mostrará todo o acervo contido nele por assunto, disponível para fazer o download. 

Pronto! Já sabe pode onde começar a sua nova biblioteca particular.

Indicações

Estante virtual: https://www.estantevirtual.com.br/

Indicações de sebos por cidade: https://www.estantevirtual.com.br/garimpepor/sebos-e-livreiros

Domínio público: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do


Postar um comentário

.

 
Copyright © 2014 Portal Carpe Vita. Designed by OddThemes